Economia

VanEck apresenta documentação para ETF de Solana; SOL salta 8%

A gestora de ativos VanEck apresentou nesta quinta-feira (27) um formulário de registro S-1 para um fundo negociado em bolsa (ETF) de Solana (SOL) à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Esse movimento fez com que o valor da criptomoeda Solana (SOL) subisse mais de 8% para US$ 148,75.

Gráfico de preço da Solana. Fonte: CoinGecko

Este é o primeiro registro para um ETF de Solana nos Estados Unidos. Além disso, chega seis dias após um produto similar ser lançado no Canadá.

A aprovação do primeiro ETF de Bitcoin (BTC) spot pela SEC ocorreu no início deste ano. Enquanto isso, um ETF de Ether (ETH) à vista também está próximo de chegar ao mercado.

A entrada de VanEck no mercado de ETFs de Solana sinaliza um movimento significativo para a popularização e aceitação desta criptomoeda no setor financeiro tradicional. A iniciativa ocorre em um momento em que a Solana já está ganhando reconhecimento como uma das principais plataformas de blockchain, conhecida por suas altas velocidades de transação e custos baixos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

VanEck quer lançar ETF de Solana

O chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, Matthew Sigel, informou sobre o pedido em sua conta no X (antigo Twitter):

“Concorrente do Ethereum, Solana é um software blockchain de código aberto projetado para lidar com vários aplicativos, incluindo pagamentos, negociações, jogos e interações sociais. Operando como uma única máquina de estado global sem fragmentação ou camada 2, a combinação única de escalabilidade, velocidade e baixos custos do blockchain Solana pode oferecer uma melhor experiência do usuário para muitos casos de uso”, escreveu.

Conforme destacou o executivo, Solana permite milhares de transações por segundo com taxas mínimas. Além disso, emprega um mecanismo de segurança avançado que combina prova de histórico e prova de participação.

“Acreditamos que Solana se destaca como um software blockchain poderoso e acessível. Acreditamos que esta combinação de alto rendimento, taxas baixas, segurança robusta e uma forte vibração comunitária torna Solana uma opção atraente para um fundo negociado em bolsa, oferecendo aos investidores exposição a um ecossistema de código aberto versátil e inovador”, completou.

Sigel também destacou que Solana tem uma ampla gama de aplicações e serviços, desde finanças descentralizadas (DeFi) até NFTs. Isso, segundo ele, ressalta a utilidade e o valor do SOL como mercadoria digital.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.