Mercado

Tokens da Camada 1 registram quedas acima de 75%; Projetos ‘morreram’?

O mercado de criptomoedas, conhecido por sua natureza cíclica, tem visto uma queda significativa nos preços de vários tokens de Layer 1 (camada 1) em 2024. Novas narrativas, como Inteligência Artificial (IA) e memecoins, têm dominado o mercado cripto, contribuindo para essa tendência de baixa em outros segmentos.

De acordo com dados recentes, os tokens de Layer 1 sofreram um declínio superior a 75% em seus preços durante este ciclo, que teve início no fim de 2022 segundo a análise.

Tokens de Layer 1 como Tezos (XTZ), IOTA (IOTA), Klaytn (KLAY), Algorand (ALGO) e EOS.IO (EOS) estão entre os mais afetados. Todos estão registrando quedas superiores a 75%.

Conforme apontou o analista @DeFiIgnas no X (antigo Twitter), essa tendência levanta questões sobre a viabilidade e o futuro desses projetos. Em sua publicação, o analista questionou se esses tokens estão “mortos”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Fonte: X

Tokens de Layer 1 desabam

Vários desses projetos tentaram redirecionar suas estratégias e implementar novos planos de desenvolvimento. No entanto, esses esforços não resultaram em ganhos significativos para os ativos.

A IOTA, por exemplo, anunciou uma mudança para uma blockchain Layer 2 ou uma solução de escalabilidade. Contudo, isso não conseguiu impulsionar o preço do ativo.

Da mesma forma, a Fundação EOS está envolvida em uma batalha legal com a Block.one, empresa que levantou fundos para o EOS e supostamente os usou de forma inadequada. Esses problemas legais têm impactado negativamente a percepção e o desempenho do token no mercado.

A Algorand, por sua vez, lançou recentemente o LiquidAuth e reforçou seu compromisso com a web3 através de uma série de parcerias na Índia, incluindo colaborações com T-Hub, Nasscom e TiE. No entanto, esses desenvolvimentos não conseguiram impedir a contínua queda do preço do token.

A situação piorou ainda mais quando a Tether (USDT) retirou seu suporte para os tokens ALGO e EOS. Essa decisão adiciona uma camada de incerteza sobre a recuperação desses tokens no ciclo atual, aumentando a preocupação de que eles possam perder ainda mais participação de mercado.

De acordo com a analista Ekta Mourya, a queda acentuada nos preços desses tokens de Layer 1 destaca as dificuldades enfrentadas por projetos que, apesar de implementarem novas estratégias e desenvolverem parcerias, não conseguem se recuperar em um mercado altamente competitivo e em constante mudança.

Ela destacou que emergência de novas narrativas, como IA e memecoins, tem capturado a atenção e os recursos dos investidores. Como consequência disso, tokens tradicionais de Layer 1 estão em uma posição desafiadora.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.