Tecnologia

Solana implementa sistema baseado em ZK

Na última semana, a Solana (SOL) lançou uma funcionalidade chamada compressão zero-knowledge (ZK), desenvolvida em parceria com o Light Protocol e o Helius Lab.

Essa nova ferramenta promete revolucionar o desenvolvimento de aplicações na blockchain Solana, reduzindo drasticamente os custos e aumentando a escalabilidade. Isso gerou um intenso debate na comunidade cripto.

Anunciada em 21 de junho, a compressão ZK utiliza provas de zero-knowledge para cortar os custos de criação de tokens e contas ao comprimir o estado on-chain.

Essas provas garantem a integridade dos dados e permitem a recuperação de dados através de provedores de RPC suportados. Ao armazenar apenas as raízes do estado na cadeia e outros dados no Ledger da Solana, os desenvolvedores podem minimizar os gastos com armazenamento on-chain.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mert Mumtaz, CEO do Helius, destacou as melhorias significativas em custo e escalabilidade que a compressão ZK proporciona.

“Conseguimos melhorias de escala de 10.000x ao comprimir o estado on-chain, aproximando-nos de criar uma máquina de estado global e de sincronização rápida,” afirmou Mumtaz.

Solana anuncia sistema baseado em ZK

Austin Federa, chefe de estratégia da Solana, enfatizou que essa solução aborda os altos custos de armazenamento de contas on-chain.

“A compressão ZK resolverá um grande ponto de dor para instituições e aplicações de consumo em massa, permitindo que mais empresas criem produtos on-chain”, explicou Federa.

Apesar do entusiasmo, alguns membros da comunidade cripto argumentam que essa funcionalidade se assemelha a uma rede de camada 2 (L2). Adam Cochran, por exemplo, acredita que a ferramenta de compressão age como uma L2, e que os desenvolvedores estão apenas apresentando-a de forma diferente.

“A equipe da Solana eventualmente perceberá que construíram uma funcionalidade L2 eficaz, o que é positivo, desde que sejam honestos sobre isso”, comentou Cochran.

O investidor em Ethereum, Ryan Berckmans, também vê o novo produto essencialmente como uma L2 e elogiou o modelo como um sucesso.

Anatoly Yakovenko, cofundador da Solana, respondeu dizendo que o produto funciona como uma L2, mas sem as desvantagens comuns. Ele admitiu que ainda existem alguns riscos, mas destacou que não é necessário um conselho de segurança multisig, troca de IDs de cadeia, um token de governança ou um sequenciador externo.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.