Segurança

Ecossistema TON está repleto de ataques de phishing, alerta SlowMist

A plataforma de blockchain associada ao Telegram, The Open Network (TON), está sob intensa pressão devido ao aumento de ataques de phishing em seu ecossistema. Um especialista em segurança de blockchain alertou sobre essa crescente ameaça, destacando o impacto significativo no desenvolvimento da plataforma.

De acordo com o fundador da empresa de segurança SlowMist, Yu Xian, o ecossistema TON, que inclui diversos aplicativos descentralizados (DApps) e tokens baseados em sua blockchain, tem sido alvo frequente de invasores de phishing. Conforme apontou Xian, o crescimento acelerado do ecossistema em 2024 atraiu a atenção de golpistas, que têm explorado vulnerabilidades para aplicar golpes nos usuários.

Golpes de phishing no ecossistema TON

Além disso, Xian destacou que os ataques de phishing têm como facilitador o fácil acesso dos golpistas aos grupos de mensagens no Telegram, onde eles disseminam links maliciosos.

“O ecossistema do Telegram é muito livre, e muitos links de phishing — ou formulários de bot — são espalhados por grupos de mensagens, airdrops e outros métodos enganosos para atrair as carteiras TON dos usuários em lotes”, afirmou.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Uma das principais preocupações são os usuários do Telegram que utilizam números anônimos, uma funcionalidade introduzida em 2022. Esses números permitem criar contas no Telegram sem a necessidade de um cartão SIM. Xian alertou que, se houve comprometimento de uma conta associada a um número anônimo, a recuperação pode ser difícil. Isso sobretudo se o usuário não tiver habilitado uma senha independente ou a verificação em duas etapas.

O aumento dos ataques de phishing coincide com um crescimento exponencial do ecossistema TON em 2024. Dados da BitGet indicam que o ecossistema TON agora contém 43 tokens com um valor de mercado total de US$ 19,2 bilhões. Além disso, o valor total bloqueado (TVL) em vários projetos TON atingiu US$ 648 milhões, um aumento de 4.500% desde o início do ano, de acordo com a Defi Llama.

Em meio ao crescimento, várias plataformas de segurança têm emitido alertas sobre os riscos de phishing e golpes no ecossistema TON. Em abril, por exemplo, a empresa de segurança cibernética Kaspersky alertou sobre um grande golpe envolvendo usuários do ecossistema, que utilizava bots não oficiais do Telegram para roubar moedas ao vincular a Wallet, a carteira de criptomoedas de terceiros no Telegram, ao sistema de bot.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.