Tecnologia

Bitmain anuncia novo minerador de Bitcoin, o mais potente até agora

A Bitmain, uma das mais antigas fabricantes de hardware de mineração de Bitcoin, anunciou nesta semana os novos modelos Antminer S21XP e S21XP Hydro, que prometem ser os mais potentes e eficientes do mercado. A revelação ocorreu durante a World Digital Mining Summit, uma conferência organizada pela empresa em Las Vegas.

O Antminer S21XP, com refrigeração a ar, apresenta um hashrate de 270 TH/s e uma eficiência energética de 13,5 J/TH. Enquanto isso, o Antminer S21XP Hydro possui duas versões: uma com refrigeração líquida e outra com refrigeração por imersão.

A versão com refrigeração líquida oferece um poder de mineração de 473 TH/s e uma eficiência energética de 12,7 J/TH. Por outro lado, a versão com refrigeração por imersão atinge um hashrate de 300 TH/s com uma eficiência de 13,5 J/TH.

Esses novos modelos superam significativamente o antecessor S21 Pro, anunciado em março passado em Omã. O S21 Pro oferecia um hashrate de 234 TH/s e uma eficiência de 15 J/TH.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A melhoria notável tanto no hashrate quanto na eficiência energética dos novos Antminer S21XP e S21XP Hydro destaca a constante inovação da Bitmain no setor de mineração de Bitcoin.

Bitmain inova na mineração de Bitcoin

A eficiência energética é um fator crucial na mineração de Bitcoin. Afinal, determina a quantidade de energia elétrica utilizada para minerar BTC. Medida em joules por terahash (J/TH), onde um terahash é uma unidade de medida da potência de processamento, uma menor quantidade de J/TH indica maior eficiência na mineração. Isso significa menos custos com energia elétrica e maior rentabilidade para os mineradores.

Apesar de ainda não estarem disponíveis para compra no site da Bitmain, os novos modelos já são oferecidos pelo parceiro Hashrate Index do pool de mineração Luxor, embora sem preço divulgado. Bitmain assegura que os envios desses mineradores começarão entre o último trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025.

A competição no mercado de mineração de Bitcoin está acirrada. Recentemente, a Bitdeer, empresa fundada pelo cofundador da Bitmain, Jihan Wu, anunciou seu roadmap com chips que prometem uma eficiência de 10 J/TH para o último trimestre de 2024 e chips com eficiência de 5 J/TH para o segundo trimestre de 2025.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.