DeFi

Ava Labs lança stablecoin GHO na Arbitrum

A Ava Labs anunciou nesta terça-feira (2), o lançamento de sua stablecoin GHO na rede Arbitrum. A Arbitrum é a principal rede Layer 2 do Ethereum em termos de valor total bloqueado (TVL).

Essa iniciativa visa expandir o uso do GHO, oferecendo transações mais rápidas, taxas reduzidas e maior liquidez para os usuários. De acordo com a equipe do projeto, a integração do GHO com outras redes marca um passo significativo na estratégia de expansão multichain da Ava Labs.

“Integrar com outras redes vai reduzir taxas, oferecer transações mais rápidas e melhorar a liquidez, tornando o GHO mais atraente para os usuários e inaugurando uma variedade de novos casos de uso, incluindo pagamentos digitais com GHO,” afirmou Stani Kulechov, fundador e CEO da Ava Labs.

Para incentivar a adoção do GHO na Arbitrum, o DAO da Arbitrum alocou 750.000 tokens ARB (equivalentes a US$ 582.300). Os usuários do Aave podem agora emitir GHO usando ativos colaterais depositados no protocolo Aave v3 na Arbitrum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme dados do CoinGecko, o GHO é atualmente a 21ª maior stablecoin, com uma capitalização de mercado de US$ 89,1 milhões.

Stablecoin da Ava Labs na Arbitrum

O lançamento do GHO na Arbitrum é o primeiro marco na estratégia de expansão cross-chain que a comunidade Aave aprovou em maio, com 100% de suporte. Essa estratégia visa superar a limitação atual do GHO, que é principalmente acessível apenas através da mainnet do Ethereum ou mercados secundários.

Para facilitar essa expansão, a Ava Labs está utilizando o protocolo de interoperabilidade cross-chain da Chainlink (CCIP). Cada implantação do GHO terá respaldo de reservas mantidas no Ethereum, garantindo segurança e confiança.

“Embora o GHO seja emitido na mainnet do Ethereum, a estratégia cross-chain habilitada pelo Chainlink CCIP abrirá portas para oportunidades de integração e novos casos de uso”, afirmou a Ava Labs.

A Aave v3 está atualmente ativa em 12 redes, incluindo layer 1 como Ethereum, Avalanche, BNB Chain, Fantom e Harmony, e as layer 2 como Base, Arbitrum, Optimism, Gnosis, Scroll, Metis e Polygon.

A implantação do GHO na Arbitrum passará por uma avaliação rigorosa. Só depois selecionará as redes adicionais para hospedar a stablecoin através da governança da comunidade. Em abril, os detentores de AAVE votaram pela seleção da Arbitrum para o primeiro rollout cross-chain do GHO, com 87,5% dos votos, seguido por Avalanche com 12,2%.

Além das expansões em redes compatíveis com EVM (Ethereum Virtual Machine), a Avara, empresa de desenvolvimento por trás do Aave, planeja lançar o Aave em novas redes. Em 1º de maio, a Fundação Aptos publicou uma proposta para que o primeiro lançamento do Aave v3 em uma rede não-EVM ocorra na Aptos.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.